Após 5 meses de treinamento, novos GCM de São José dos Campos se formam na sexta

Alunos finalizam etapas do treinamento que durou 5 meses; formatura será na sexta-feira – Foto: Divulgação

Terminada a jornada de 990 horas de treinamento, 57 alunos da GCM (Guarda Civil Municipal) chegam nesta sexta-feira (22) à cerimônia de formatura, que marca oficialmente o início do grupo como integrantes efetivos da instituição.

Foram 5 meses de aulas teóricas e práticas, iniciadas em fevereiro, após a contratação dos novos guardas municipais pela Prefeitura de São José dos Campos. Com o treinamento, eles estão prontos para a missão de proteger e servir à população.

A formatura da turma GCM 2ª Classe 2022 será realizada no Cefe, às 19h. Participam do evento autoridades de São José, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.

Na cerimônia, os novos Guardas Municipais receberão as divisas (graduação) das mãos de padrinhos e madrinhas escolhidos por eles, os certificados de conclusão do Curso de Formação da GCM e farão o Juramento Solene.

Avaliação

A GCM de São José tem a aprovação de 81% da população, segundo pesquisa feita pelo Indsat, instituto que mede o grau de satisfação da sociedade com os serviços públicos nos 100 maiores municípios do Estado.

A instituição tem 382 guardas, contando os que se formam na sexta-feira, é referência em capacitação, uso de tecnologia e armamentos no Estado.

A produtividade da GCM é destaque no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura. Das mais de 730 ocorrências já atendidas no CSI em 15 meses de funcionamento, cerca de 69% ficaram à cargo da GCM. Já foram presos mais de 270 suspeitos ou foragidos da Justiça e mais de 180 veículos roubados ou furtados foram devolvidos para os proprietários.

Sheila Faria | Assessoria de Imprensa – PMSJC