Evento em São José dos Campos conscientiza sobre prevenção de acidentes e saúde do trabalhador

Mais de 100 pessoas estiveram presentes no CEFE, para o Seminário – Foto: PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (29), o 1º Seminário de Saúde do Trabalhador, que contou com a participação de cerca de 180 pessoas, entre 120 presenciais e 60 online. O evento teve palestras de representantes dos governos municipal, estadual e federal, e ficou marcado pela conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e saúde dos trabalhadores.

O seminário foi realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na região norte, e foi exclusivo para o Estado de São Paulo, e realizado por meio do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) da região, que é referência para 12 municípios. Participaram do evento profissionais do trabalho, trabalhadores, empresas particulares e órgãos públicos.

A consultora técnica da CGSAT (Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador), do Ministério da Saúde, Gláucia Carvalho Moraes, participou como palestrante e trouxe o tema de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho – VAPT.

“Parabenizo a secretaria e o Cerest por esse evento. Ele é relevante porque ações de VAPT devem ser incentivadas e intensificadas”, diz. “Isso mostra uma disposição do município em realizar essas ações e incentivar e monitorar as ações dos outros municípios da abrangência do Cerest de São José. Não poderia ser diferente nesse município que tem um viés de desenvolvimento com qualidade de vida”, completa Gláucia.

O evento também contou com uma palestra sobre sobre o perfil das notificações dos agravos de saúde do trabalhador no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) no Estado de São Paulo, feita pelo Médico da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho, DVST-CVS/Cerest Estadual, Cesar A. Patta.

“Esse tipo de evento sensibiliza e traz conhecimento a todos os interessados nesse assunto, sindicatos, empresas, profissionais da saúde e população em geral, principalmente dos profissionais que atendem essas situações”, comenta Cesar.

O representante da divisão de saúde ocupacional da Prefeitura de São José dos Campos, o engenheiro em segurança do trabalho, Bruno de Camargo Drago, participou do seminário com uma palestra sobre os principais fatores que contribuem para a ocorrência de um acidente de trabalho.

“É um evento que abre os olhos das pessoas para a importância desse tema. Espero que todos que participaram se sintam conscientizados para que possamos ver ações relativas à prevenção de acidentes mais efetivas”, disse.

Cerest

O Cerest é uma unidade de saúde que acolhe, atende, acompanha e orienta os trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho (típico, trajeto, traumas ortopédicos, lesões e ferimentos, amputações, com exposição de risco biológico), doenças ocupacionais (lesões por esforços repetitivos) e acidentes fatais (onde são passadas as orientações ao familiar responsável).

Além de São José dos Campos, integram o Cerest da região os municípios de Caraguatatuba, Caçapava, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba.

Por Rodrigo Luiz Ribeiro | Assessoria de Imprensa – PMSJC