Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) realiza atividades em parceria com o MIS-SP

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) realiza diversas atividades oferecidas pelo Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o Estado de São Paulo, em parceria com os municípios, levando programação de filmes, oficinas, palestras, exposições, entre outras atividades.

Confira a programação do mês de julho:

OFICINA (on-line)
– Ao vivo pela plataforma Zoom Meeting
– Participação gratuita com emissão de certificado
– Solicite o link para inscrição através do e-mail museumistaubate@gmail.com

“Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência”, com Reinaldo Cardenuto
– 18, 20 e 25 de julho, das 18:30h às 20:30h
Por meio de reflexões sobre a história política e cultural do Brasil entre os anos 1960 e 1980, o curso analisa partes da trajetória artística de Leon Hirszman, um dos principais realizadores do movimento conhecido como Cinema Novo. Cineasta de tradição realista, cuja obra transitou entre a militância política, a
cultura popular e o apuro estético, Hirszman dirigiu filmes que propuseram leituras críticas em torno das heranças autoritárias do país. Como artista que atualizou constantemente suas práticas de engajamento, que buscou um cinema em diálogo com amplo público, sua trajetória foi marcada pelo envolvimento com a resistência cultural em oposição à ditadura militar existente no Brasil entre 1964 e 1985. Durante o curso, serão comentados filmes como Pedreira de São Diogo (1962), S. Bernardo (1972-74), Partido alto (1976-82), ABC da greve (1979-90) e Eles não usam black-tie (1981).

“Linguagem audiovisual com ênfase em montagem”, com Denise Szabo
– 19, 21 e 22 de julho, das 19h às 21h
O que esta oficina propõe é oferecer ao participante as principais linhas teóricas da linguagem audiovisualcom ênfase em montagem. Desta forma o participante vai conhecer as teorias mais importantes, bem como, compreender suas aplicações práticas na realização de obras audiovisuais.

BATE-PAPO DE CINEMA (on-line)
– Filmes disponíveis no link: https://vimeo.com/showcase/9363674
– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Mediação de Giuliana Monteiro (roteirista e diretora de cinema). Acessibilidade em libras.

16/07, às 18h – “Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94”
(dir. Ricardo Alexandre, Brasil, 2015, 135 min)
Sinopse: Abordando o cenário do rock, dos festivais musicais e batalhas de fitas, o documentário fala sobre o selo Banguela Records, criado por Carlos Eduardo Miranda e pelos Titãs. Uma ideia fundamental para a renovação da música jovem brasileira da época.
– Convidados: Ricardo Alexandre (jornalista e diretor do documentário).

PROSA DE TRIPÉ (on-line)
21/07, às 19h – “Vivendo do Mar”
Bate-papo, no YouTube do MIS-SP, sobre a exposição, do fotógrafo Durvile Cavalcanti, que retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores, com fotos que trazem o cenário da prática artesanal da pesca – que a cada dia tem se tornado mais rara, por conta da pesca industrial e da degradação ambiental.

– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Convidados: Durvile Cavalcanti (fotógrafo), Flávia Vieira (gestora do Pontos MIS de Marília) e mediação de Natália Tonda (fotógrafa e pesquisadora).

CINE MISTAU – PONTOS MIS (presencial)
Exibições presenciais de filmes no Auditório do MISTAU. A atividade também está disponível para grupos agendados.

15/07, às 14h – “Alice no País das Maravilhas”
(dir. Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske e Jack Kinney, EUA, 1951, 75 min, livre)
Sinopse: Alice é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado e misterioso Coelho Branco até uma toca, ela acaba entrando no País das Maravilhas. Lá, ela conhece diversos seres incríveis, como o peculiar Chapeleiro Maluco, o misterioso Mestre Gato, a Lagarta e a tirana Rainha de Copas.

22/07, às 14h – “Em Busca da Terra do Nunca”
(dir. Marc Forster, EUA e Reino Unido, 2004, 106 min, livre)
Sinopse: Conto biográfico sobre o período em que o escritor J. M. Barrie conviveu com uma viúva e seus quatro filhos. O episódio deu origem à narrativa original do clássico “Peter Pan”, que surgiu inicialmente como uma peça cujo roteiro fala sobre as aventuras de um grupo de crianças que não têm vontade de crescer. Com o sucesso de seu trabalho, Barrie vê o carinho e a amizade para com a família alcançar um nível que jamais imaginou.

29/07, às 14h – “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”
(dir. Andrew Adamson, Reino Unido e EUA, 2005, 143 min, 10 anos)
Sinopse: Os irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro vivem na Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial. Em uma de suas brincadeiras, descobrem um guarda-roupa mágico que leva ao mundo mágico de Nárnia. Habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, este lugar já foi pacífico, mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, que o deixou como se sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, as crianças decidem ajudar na luta contra este domínio maligno.

*A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

MISTAU | Museu da Imagem e do Som de Taubaté
Av. Tomé Portes Del Rei, 761 – Vila São José, Taubaté/SP
Telefone: (12) 3631-3955 | E-mail: mistau@gmail.com
Redes Sociais: @mistaubate