Parceria com o Sebrae certifica mais de 400 alunos da EJA em São José dos Campos

Oficinas de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae aconteceram em maio em 10 escolas municipais da EJA 1 e 2 com atividades práticas, material e certificação – Foto: PMSJC

Mais de 400 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede de ensino municipal de São José dos Campos serão certificados pelo Sebrae após oficinas de empreendedorismo. 

As oficinas aconteceram em maio, no período noturno para turmas da EJA 1 e 2, em 10 escolas municipais, com dinâmicas e atividades práticas, e tiveram como destaque a frequência dos estudantes.

Temas como inovação, empreendedorismo, ideias de negócio, marketing, gestão financeira, entre outros, foram abordados. 

A certificação ocorre durante o mês de junho, conforme programação de cada escola.

Parceria para soluções

Segundo a equipe de Coordenadoria da EJA, a parceria com o Sebrae foi pensada para “promover o desenvolvimento do aluno para o exercício pleno da cidadania, inspirando e fornecendo meios de buscarem soluções empreendedoras”. 

“Após a experiência, os alunos da EJA se reconheceram como empreendedores, tiveram a oportunidade de pensar soluções, usar criatividade para ideias de negócio, marketing e planejamento de finanças, com ótimos resultados.

Foi maravilhoso para todos”, destaca Daniele de Freitas, coordenadora.

“As oficinas contribuíram para a formação dos alunos da EJA na Educação Empreendedora e no fortalecimento das ações voltadas ao exercício pleno da cidadania.

A comunidade escolar participou com interesse, os alunos apresentavam situações-problemas com criatividade e inovação na aplicação dos conceitos.

Vale frisar que os alunos da EJA que estão no processo de alfabetização contaram com a adaptação dos conteúdos e linguagens, além do suporte dos professores regentes”, diz Gabriela Santos Carvalho, orientadora de escola da EJA na Emefi Profª Palmyra Santanna, na Vila Industrial. 

“Essa ação em parceria com o Sebrae contribuiu com a comunidade escolar no desenvolvimento específico dos saberes necessários para empreender, mas sobretudo, na valorização dos saberes que os alunos trazem consigo, estimulando e reforçando as inúmeras possibilidades que todos apresentam de mudar sua própria realidade”, reforçou Gabriela. 

Vem pra Eja

Para se inscrever, o interessado deve ir até o local que oferece o segmento que deseja, informar seu RG, CPF, endereço residencial e, caso tenha iniciado os estudos, a última série/ano que estudou.  

A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Mais de 1.300 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade. 

Estudantes da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno.

Já os alunos da EJA 1 das classes de Alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA em escolas municipais.

Desde abril de 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, tem investido para ampliar o atendimento da EJA no município, suprindo as necessidades do público específico, com novidades como a abertura do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal.

Confira todos os locais da EJA aqui.

Por Paula Pessoa | Ascom PMSJC