Pesquisa inédita avalia conhecimentos sobre Segurança Psicológica nas empresas

Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) avalia como esse conceito tem impactado as organizações no Brasil

Patrícia Ansarah e Veruska Galvão, sócias do IISP

Em comemoração a seu primeiro ano completo de atividades, o Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) desenvolve uma pesquisa inédita no Brasil. Trata-se de um estudo sobre o nível de conhecimento sobre Segurança Psicológica nas organizações, conceito que impacta a produtividade das equipes e a capacidade de criar produtos e serviços mais inovadores.

Com a primeira pesquisa sobre Segurança Psicológica nas empresas brasileiras, o IISP pretende trazer insights relevantes para organizações, líderes e RHs, através de perguntas objetivas. Como agradecimento aos participantes, o Instituto enviará, em primeira mão, um relatório elaborado de resultados assim que o estudo for concluído. Para participar, basta acessar o site: https://segurancapsicologica.com/home/pesquisa/.

Segurança Psicológica, de acordo com a definição da pesquisadora de Harvard Amy Edmondson, é a crença compartilhada pelos membros de um time de que o time é, em si, um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais. Um ambiente acolhedor gera segurança para que líderes e colaboradores possam fazer questionamentos, propor mudanças e tomar atitudes assertivas, o que resulta em inovação nas empresas.

O IISP acredita que as organizações têm papel ativo na implementação de medidas que promovam a Segurança Psicológica entre os times. Por isso, leva esse conceito a empresas através de treinamentos em diversos formatos e da 1ª Certificação Internacional de Facilitadores em Segurança Psicológica de Times, projeto pioneiro no país, desenvolvido para ajudar líderes, coaches e consultores a facilitar a Segurança Psicológica em ambientes corporativos. 

Em seu primeiro ano de existência, o IISP certificou mais de 100 facilitadores e desenvolveu soluções corporativas a dezenas de novos clientes, que passaram a adotar ações relacionadas à Segurança Psicológica para oferecer um melhor ambiente a seus times e manter a competitividade diante das mudanças no mercado.  

Sobre o Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) | O Instituto Internacional em Segurança Psicológica é uma organização criada para apoiar empresas corajosas a liderar a transformação do jeito de fazer negócios, preparando a liderança para uma gestão mais consciente e humana, por meio da Segurança Psicológica. A criação do instituto vem para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema, colocando o Brasil e demais países de língua portuguesa na mesma página de outros países que já estão aplicando as intervenções baseadas nos estudos da Segurança Psicológica. É um movimento de dentro para fora. É uma causa que acredita que as organizações têm papel fundamental social e que a segurança psicológica pode ajudar a mudar o mundo do trabalho, das relações humanas e dos negócios. 

Sobre Patrícia Ansarah | É fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP), master trainer e especialista em Segurança Psicológica em Times. Com certificação internacional em Coaching & Action Learning e em modelagem de cultura. Facilitadora de aprendizagem de grupos e desenvolvimento de liderança com mais de 25 anos atuando em RH com experiência executiva em grandes empresas como Colgate-Palmolive, McDonalds, J&J, Latam Airlines e Serasa Experian.

Sobre Veruska Galvão | É fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP), master trainer e especialista em Segurança Psicológica em Times. Psicóloga especialista em relacionamentos humanos nas organizações, com certificação internacional em Coaching e em modelagem de cultura e pós MBA em docência empresarial e liderança. Mais de 20 anos atuando com desenvolvimento de liderança e cultura organizacional em grandes empresas como Manpower, Hertz e Coca-Cola FEMSA.

Por Cibele Silveira | Betini Comunicação