Pinda promove projeto ‘Reforço Escolar’ na escola Serafim Ferreira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, promove ‘Reforço Escolar’, projeto que tem como eixo central de trabalho pedagógico a ludicidade.

O lúdico é um instrumento metodológico que intensifica o desenvolvimento humano e potencializa a aprendizagem. O projeto mostra que o jogo educacional é promotor da aprendizagem, compreendendo que situações lúdicas aproximam a criança de conteúdos culturais, bem como desenvolvem habilidades vinculadas a conteúdos curriculares.

Na Escola Municipal “Serafim Ferreira – Sr. Sara”, o ‘Reforço Escolar’ é conduzido pela “Associação Interação Para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social”, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que possui parceria com a Secretaria de Educação, atuando no contraturno escolar, desde o ano de 2018.

Com a finalidade de aprofundar e ampliar as atividades complementares da educação e o atendimento educacional para os alunos com dificuldade de aprendizagem, o projeto tem apresentado indicadores de evolução do desenvolvimento educacional dos alunos.

Segundo professora do projeto, Bruna Rodrigues Eufrásio Moraes, “o resultado positivo da elevada assiduidade e indicadores da evolução do desenvolvimento educacional é justificado pela ludicidade como procedimento metodológico”.

Ela afirma que, “as crianças gostam de realizar operações matemáticas e leitura por meio de jogos e como estudar se tornou divertido, elas não gostam de perder um dia sequer do projeto ‘Reforço Escolar’”.

O diretor escolar, Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, reforça que “o desenvolvimento positivo do projeto ‘Reforço Escolar’ conta com alinhamento de toda a coletividade escolar, entre professores especialistas, pais e responsáveis dos alunos e equipe pedagógica”.

Por Ascom PMP