São José dos Campos recebe evento sobre oportunidades de negócios em Dubai

O diretor da Dubai Chamber no Brasil, João Paulo Paixão (ao fundo), durante apresentação na Assecre – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Empreendedores de São José dos Campos foram apresentados nesta sexta-feira (22) a diversas oportunidades de negócios que podem ser feitos com a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

O evento Doing Business in Dubai foi realizado na sede da Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba) e contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Nas últimas décadas, Dubai se transformou em um dos mais importantes centros mundiais de negócios, com vantagens competitivas principalmente na parte logística, tributária, comercial e financeira.

A cidade nos Emirados Árabes também é de fácil acesso e muito conectada por via aérea ou marítima aos principais mercados na Ásia, na África e até em partes da Europa. O mercado expandido pode chegar a mais de 2 bilhões de consumidores.

O diretor da Dubai Chamber no Brasil, João Paulo Paixão, esteve pessoalmente em São José dos Campos para mostrar a potencialidade de relações comerciais entre o país árabe e cidades da região.

“Nosso papel é apoiar as empresas com a divulgação de informações, orientações sobre oportunidades de mercado e trazer investimentos para cá também. Empresas que estejam indo para Oriente Médio também são orientadas a encontrar bons clientes, parceiros e fornecedores. Nossa função é servir como ponte entre os dois mercados, Brasil e Emirados Árabes Unidos”, afirmou.

A Dubai Chamber possui mais de 260 mil empresas associadas e 12 agências de fomento espalhadas pelo mundo. O escritório na cidade de São Paulo foi inaugurado em 2017.

O evento também contou com palestra online da diretora da InvesteSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) no escritório em Dubai, Silvia Pierson.

Segundo ela, gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal e cosméticos estão entre os produtos que mais possuem demanda por parte dos Emirados Árabes.

“É importante pensar nos Emirados Árabes não apenas como um país de destino, mas também um centro de reexportação”, disse.

Também foram mostrados caminhos para o investimento de empresas que possuam interesse e capacidade de produzir em Dubai, no prazo de até cinco anos.

InvesteSP

O presidente da Investe SP, Antonio Imbassahy, presente no evento, afirmou que a agência “está de de portas abertas aos empreendedores de São José dos Campos e região”.

“Vamos prestar toda a assessoria técnica para aqueles se interessarem em pactuarem relações comerciais em Dubai”, disse Imbassahy.

O diretor-executivo da Assecre, Enio Campos Lobo, avalia que as oportunidades de negócios são “extraordinárias”. “Muitos empresários reclamam que o poder público não auxilia, mas hoje é um exemplo de como a administração pública pode ser importante nessa parceria de cooperação e captação de novos negócios”.

Por José Roberto Amaral | Assessoria de Imprensa – PMSJC