Setor de emergência odontológica da Prefeitura de Caraguatatuba atende 875 pessoas em três meses

Setor de emergência odontológica da Prefeitura de Caraguatatuba atende 875 pessoas em três meses

A Prefeitura de Caraguatatuba possui, há três meses, atendimento odontológico emergencial 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro e Sul. Até o momento, 875 pessoas utilizaram o serviço.

O setor atua apenas em casos de urgência e emergência, de segunda a sexta-feira, das 19h às 6h30, e aos finais de semana e feriados durante 24 horas.

Dentista examina boca de paciente com instrumento de madeira para abaixar língua (Foto: Luís Gava/PMC)

Os procedimentos realizados são abertura de canais dentários para alívio da dor, exodontias (extrações), drenagens de abscessos, avulsões dentárias (perda de dente devido a um trauma) e curativos dentários.

Procedimentos relacionados a próteses e tratamentos restauradores não são realizados, exceto restaurações de dentes anteriores, em casos de fraturas.

O diretor de Saúde Bucal, André Trunkl, explica que caso haja necessidade de tratamento especializado, o paciente é direcionado às Unidades Básicas de Saúde para que seja encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Jardim Primavera.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, o atendimento odontológico continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 15h30.

Serviço

UPA Centro – Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera

UPA Sul – Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim

Por Ascom PMC